
Existe um vasto mundo de ideias que, combinadas, podem trabalhar para que lojas virtuais sejam bem-sucedidas.
Essa pluralidade de possibilidades tem a ver com a dimensão do domínio das vendas online, já que o e-commerce é uma modalidade de negócio com exigências tão específicas.
Para que todo esse processo possa ser bem estruturado e tenha êxito é necessário que, antes, exista um planejamento cuidadoso.
Etapas de estruturação
As etapas de estruturação do comércio virtual devem ser realizadas com atenção.
Uma das primeiras, e mais importantes, fases do desenvolvimento do empreendimento é a escolha da plataforma de e-commerce.
Muitas formas de ter uma loja virtual estão disponíveis na internet e são bem diferentes entre si. Cada opção vai ser adequada às especificidades de determinado tipo de negócio:
Plataforma Open Source
O código livre ou open source, uma tendência da tecnologia da informação, é uma estrutura desenvolvida em linguagem de programação que é uma versão simples de um software desenvolvida por programadores que disponibilizam essas ferramentas para o público interessado, que pode fazer o download delas sem restrições.
Uma loja virtual pode ser criada a partir desse sistema por alguém que tenha domínio e noção das técnicas de programação.
Para este trabalho é necessário que você possa contar com um profissional que possua esses conhecimentos específicos na área de programação e levar em conta o que vai precisar mobilizar de investimento financeiro.
Loja virtual alugada
Alugar uma loja virtual é uma possibilidade tanto para quem está começando no comércio online quanto para quem já possui uma loja bem estabelecida.
Algumas plataformas disponibilizam lojas virtuais com variados formatos pré-estruturados ou prontos para uso, entre as quais o usuário precisa apenas escolher uma configuração que atenda melhor às necessidades do seu negócio.
Esse serviço é oferecido através de um pagamento mensal que libera a plataforma para uso pleno de quem a contrata.
Existem muitas opções de plataformas que oferecem essas ferramentas, variando com relação a planos e possibilidades de manipulação e personalização da loja virtual.
Uma das vantagens dessa opção é que a plataforma deve prestar suporte em caso de um mau funcionamento do site.
O usuário deve apenas se preocupar com aspectos de identidade visual, como o logo da marca, o tema; com a disposição dos elementos da página, como layout; e, com a atualização da loja virtual, que envolve o cadastro dos produtos.
Loja virtual própria
Uma loja virtual própria é o resultado de um projeto que é desenvolvido do zero pela empresa que opta por ter essa ferramenta. Por isso, é uma alternativa mais direcionada a negócios que possuem uma trajetória considerável no universo do comércio eletrônico, com identidades e estratégias já bem definidas.
Essa alternativa requer um investimento financeiro significativo e a contratação de um profissional que lide com desenvolvimento de website e e-commerce.
É uma boa opção quando as outras plataformas disponíveis não conseguem atender às necessidades específicas da loja.
Desenvolver uma loja virtual própria é o empreendimento, dentre os outros formatos de loja virtual, que dá mais liberdade para a personalização do domínio, porque vai ser possível adaptar o código bruto a seu gosto.
Todo esse processo deve acontecer com o maior rigor possível para que a loja virtual possa funcionar da melhor maneira, com todos os acessórios necessários, a partir das técnicas mais adequadas para garantir uma boa experiência ao cliente da loja.
Marketplace
O marketplace é um tipo de negócio que funciona como um shopping virtual, onde diferentes lojas virtuais oferecem seus produtos ou serviços, compartilhando a mesma plataforma.
Essa ferramenta disponibiliza uma logística que inclui estratégias para atrair o público para o espaço em que as lojas estão dispostas.
Tem a marca de uma lógica colaborativa e também é uma opção para quem é iniciante no comércio online.
As possibilidades que o marketplace oferece além da estrutura, que vão da divulgação da loja virtual até estratégias de venda, incluem um fluxo diferente de movimento na loja, o surgimento de novos clientes em potencial. Afinal, a loja vai estar em uma vitrine.
Um ponto importante a ser mencionado é que dividir o espaço com vários concorrentes requer que o negócio tenha estratégias bem atrativas, como bons preços.
Conclusão
O melhor tipo de loja virtual vai ser o que for escolhido a partir do entendimento do mercado específico do qual o negócio faz parte, das características do produto ou serviço que vai ser comercializado na plataforma, se são compatíveis com o ambiente a ser criado ou escolhido.
Também é fundamental perceber as necessidades, qualidades e limitações da loja. Em que etapa do processo seu projeto está, para que a opção escolhida possa ser a melhor possível.
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