
Segundo o site do empreendedor Neil Patel, existiam mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil em 2020. E, com base nesses números, já é possível perceber o sucesso do comércio eletrônico no país.
Entretanto, já estamos em 2022 e nos recuperando de uma pandemia que atingiu o mundo inteiro há quase três anos. Será que ainda há chances de crescimento? Nós trouxemos as expectativas dos especialistas para você!
Confira quais países têm mais chance de crescimento e as projeções do e-commerce para o Brasil em 2022!
Dados do e-commerce no Brasil em 2021
Antes de falarmos das apostas para 2022, é importante falar do cenário do e-commerce no Brasil em 2021. Desde o início do ano as expectativas eram altas, já que no ano anterior os números tinham sido extremamente positivos. Principalmente devido ao isolamento social e ao aumento das compras pela internet.
De acordo com dados divulgados pelo site Mercado e Consumo, o e-commerce brasileiro teve uma alta de 48,41% em 2021, se for comparado com os dados do ano anterior, em 2020.
Outro dado importante é que o faturamento do ano passado foi de R$ 161 bilhões, segundo o site Poder 360. Ou seja, a tendência era que os números continuassem positivos no ano seguinte, com ganhos ainda maiores.
Crescimento do e-commerce no Brasil em 2022
Quem está apostando no crescimento do e-commerce para 2022 já pode começar a comemorar. Dados de um levamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer | Insider Intelligence apontam que o Brasil está entre os 10 países com mais expectativa de crescimento do comércio eletrônico para este ano.
O ranking foi organizado da seguinte forma:
Segundo a empresa, essas estatísticas – que foram apresentadas no mês de janeiro – são baseadas na análise de dados de empresas de pesquisas, agências governamentais, tendências históricas e receitas relatadas e estimadas dos principais varejistas online. Além de também considerar as tendências de compra dos consumidores e as condições econômicas.
Produtos mais vendidos no e-commerce
Como os dados mostram, o e-commerce tem tudo para crescer ainda mais este ano e garantir bons números para o varejo até o mês de dezembro. Portanto, se você pensa em começar a empreender, talvez o melhor momento seja agora.
Se você já tem uma loja física, pode ser a hora certa de abrir a loja virtual. No entanto, se você ainda não montou o seu próprio negócio, o ideal é ficar de olho nas principais tendências e escolher mercadorias que fazem sucesso entre os compradores.
A plataforma Nuvemshop listou as categorias de produtos mais vendidos na internet em 2022 e nós separamos as 10 principais para você ficar por dentro do assunto. Confira abaixo:
- Roupas;
- Sapatos;
- Celulares;
- Notebooks;
- Livros;
- Brinquedos;
- Produtos para o cabelo;
- Perfumes;
- Artigos de armarinhos;
- Produtos de prevenção à Covid-19.
Como pequenos negócios podem aproveitar o crescimento do e-commerce?
Já deu para perceber que o e-commerce continuará com tudo em 2022, não é? Então, não espere para colocar a mão na massa! Se você ainda não faz vendas online, este é o melhor momento para dar o primeiro passo.
Os benefícios são muitos: o seu alcance aumenta, as vendas crescem, o investimento inicial é baixo, o funcionamento é de 24 horas por dia, seus produtos se tornam muito mais acessíveis e muito mais!
Para começar, você pode abrir a sua própria loja virtual ou entrar em um marketplace, como a Tutto App. Nessa modalidade, não será preciso fazer um site. Os seus produtos e/ou serviços serão cadastrados e os usuários da plataforma chegarão até você. De forma simples e sem pagar taxas fixas.
Sendo assim, depois de estar familiarizado com vendas online, você pode abrir o seu próprio e-commerce tranquilamente e com mais experiência.
Gostou do conteúdo? Confira outros artigos no Tutto Blog e saiba como aumentar as suas vendas!