quem-sao-e-onde-vivem-os-consumidores-5-0

Na era da conectividade em que vivemos, novos tempos formam novos consumidores. Uma nova geração de cliente que já nasceu conectado, com fácil acesso a internet e, portanto, pesquisam mais antes de comprar. Eles buscam experiências de compra e querem ter tudo o que precisam a distância de um clique.

Essa geração de consumidores 5.0 buscam mais do que produtos e serviços. Muito além de um simples ato de consumo, eles procuram experiências conectadas com aprendizado e oportunidades. O lado emocional fala mais alto e prezam pelo relacionamento entre marca-consumidor para se tornar engajado com a causa que aquele ato de compra representa.

Vivem inseridos em um mundo totalmente conectado onde a tecnologia é sua principal aliada para realizar qualquer atividade, principalmente consumir.

Quem são os consumidores 5.0?

Sua principal característica é a conectividade. São mais conectados do que qualquer outra geração. Fazem tudo o que precisam no mundo digital e querem cada vez mais ter acesso de tudo o que precisam na palma da mão.

Procuram marcas, produtos e lojas que tenham uma causa maior como objetivo, além do simples ato de vender. Possuem consciência socio-ambiental em busca de um mundo melhor. Prezam pelo excelente atendimento, componente fundamental da experiência completa de compra, sem deixar de olhar a alta qualidade dos produtos e serviços com um preço justo.

Em resumo, pode-se dizer que essa nova geração de consumidores é formada por pessoas que buscam experiência. A maior parte desses consumidores são pessoas da geração Y (Millennials) nascidos entre 1980 e 1994, e da geração Z, cujo os jovens nasceram entre 1995 e 2015. Eles nasceram e cresceram em um mundo cercado por tecnologia e informação, tão familiarizados em fazer uso da tecnologia para realizar suas compras e pesquisas, bem como compartilhar experiências de consumo de determinados produtos e serviços.

O que mudou?

É importante reconhecer as tendências de comportamento dessa nova geração de consumidores chegando ao mercado, para que seu negócio possa estar preparado e não ficar para trás. Durante muitas décadas, o ato de vender no comércio local se resumia em ter disponibilidade de estoque, variedade e bom preço. Os consumidores não tinham tanto acesso a canais de comunicação como possuem hoje e a concorrência era menor.

O acesso fácil a internet em qualquer lugar, permitiu não só que o consumidor tivesse ao seu alcance mais informações antes de decidir comprar, mas também que pudesse compartilhar sua experiência de compra, contar como foi, se recomenda ou não. Por consequência, outros consumidores podem ter acesso a esse tipo de informação a qualquer instante.

Portanto, na era da conectividade em que vivemos, a informação não vem mais somente do fabricante ou loja, más sim de uma ampla fonte online de todos os tipos possíveis. Se as informações forem positivas, podem gerar mais desejo de consumo e atrair novos consumidores, por outro lado, se a maioria das informações disponíveis forem negativas, os resultados são previsíveis.

As principais características

O consumidor 5.0 quer se comunicar com as marcas como se elas fossem uma pessoa, reforçando o conceito chamado personificação das marcas. Dessa tendência, muitas marcas criaram seus bots, tal como a Lu do Magazine Luiza. Já outras marcas conversam com os consumidores em 1º pessoa como é o caso da NetFlix nas redes sociais.

Conheça as principais características desse público e como identificá-los:

  • 1. Omnicanalidade neste novo mundo é regra

O conceito omnichannel se resume em colocar o seu cliente no centro da jornada de compra e consequentemente das decisões que seu negócio toma, e não o seu produto ou serviço.

Tudo o que você já leu sobre consumidor 5.0 acima, fica fácil compreender que eles não conseguem entender que sua loja física seja diferente de sua loja virtual. Para eles, é tudo a mesma coisa, não existe limites para os diferentes canais de vendas, marketing e atendimento.

O seu produto, marca ou loja deve se comunicar de maneira única, eliminando barreiras entre o físico e o online. Os consumidores 5.0 desejam iniciar um atendimento online e finalizar na loja física, ou iniciar uma compra na loja física e finalizar no online.

  • 2. Conectividade domina

A geração Z, em média, recebeu seu primeiro celular aos 10 anos de idade. Navegar na internet, pesquisar e comprar online faz parte do seu dia a dia.

Analisar vídeos open boxing no YouTube, procurar avaliações e relatos de outros consumidores, ler review em blogs específicos faz parte da rotina desse público antes de comprar. São ativos e influentes, podem ajudar a promover a marca ou prejudicá-la nos canais online de informação.

  • 3. Relacionamento emocional com a compra

O consumidor 5.0, muitas vezes, prefere ter um relacionamento pessoal com a loja, marca ou produto. O consumo esta muito mais ligado as emoções, envolvendo muita comunicação e uma relação de amizade, do que um simples ato de compra.

Por isso é importante ter um ótimo atendimento pós-venda, pois são consumidores que transmitem suas opiniões com rapidez e, por consequência, influenciam a decisão de outros.

Padrões de consumo da Geração Z

De acordo com o portal Info Varejo, a Geração Z busca constantemente a verdade e, portanto, valoriza a expressão individual e evita rótulos:

  • 66% dos compradores da Geração Z querem que as marcas vendam produtos de alta qualidade;

  • 45% escolhem marcas que são ecologicamente corretas e socialmente responsáveis;

  • 61% da geração Z prefere marcas que oferecem proteção e armazenamento de dados seguros;

  • 43% preferem marcas que fornecem termos e condições claros de como eles usarão suas informações;

  • 65% tentam aprender a origem das coisas que compram, incluindo de onde é e de que é feita;

  • Mais de 98% prefere fazer compras em lojas físicas;

  • Menos de um terço da Geração Z se sente à vontade para compartilhar dados pessoais, além de informações de contato e histórico de compras;

  • 56% desejam que a experiência na loja seja divertida, para que não fiquem entediados;

  • 48% esperam poder trocar ou devolver itens comprados on-line na loja;

  • 66% dizem que visitariam mais uma loja se pudessem verificar a disponibilidade do item com antecedência;

  • 39% esperam que as lojas “just walk out” sejam a maioria nos próximos 12 meses, sem a necessidade de interagir com um caixa ou fazer check-out;

  • 44% desejam que as marcas usem realidade aumentada ou realidade virtual para aprimorar a experiência de compra;

  • 52% usam seus smartphones nas lojas para procurar produtos em outras lojas para comparações de preços;

  • A Geração Z representa 25% do tráfego total de serviços de alimentação;

  • Ao contrário do que você imagina, a maioria da Geração Z prefere fazer compras na loja. Uma razão pode ser a falta de acesso a cartões de crédito para fazer compras on-line, preferem utilizar cartões de débito ou dinheiro.

Se cada vez mais consumidores estão conectados, a sua loja também precisa fazer parte do mundo online. Se você ainda não vende online, conte com a Tutto App para vender online de forma simples e sem custo.

about avada business
Team Discussion

Integer euismod lacus magna uisque curd metus luctus vitae pharet auctor mattis semat.

2025
Business Conference
15-18 December

New York City