Saiba como identificar o comportamento do seu cliente

Para montar campanhas, produzir conteúdos e elaborar estratégias certeiras é preciso saber qual é o comportamento do seu cliente e como identificar as mudanças com facilidade. Porém, nem todos os empresários conseguem entender seu público-alvo.

Há algumas formas simples de fazer a identificação e de pensar estratégias que combinem com o perfil deles. Porém, mais importante do que a descoberta é conseguir colocar as ideias em prática e atingir os objetivos que a marca possui.

Quer saber como identificar o comportamento do seu cliente e por que isso é tão importante? Confira as respostas e as melhores dicas neste artigo!

O que é comportamento do cliente?

Comportamento do cliente é basicamente a forma que ele se comporta durante a sua jornada de compra. Ou seja, o conjunto de fatores que são determinantes na decisão, como as necessidades, as prioridades, os desejos, o que uma experiência precisa ter para ser considerada positiva, etc.

Portanto, nesse caso, o objetivo principal é conseguir identificar os pontos que mais influenciam na escolha, os hábitos, os estímulos, as preferências e outros motivos determinantes.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem vários fatores que têm um papel fundamental ao influenciar o comportamento dos consumidores, e nós separamos alguns:

  • Fatores pessoais: Como o nome já indica, estão ligados a aspectos mais pessoais de cada cliente, como o que ela pensa e os seus interesses. Pontos como idade, condição econômica, personalidade, profissão e sexo também entram na lista.

  • Fatores culturais: Envolve a cultura em que o consumidor vive e acaba tendo um grande poder de influência. Eles envolvem ideias, valores e os objetivos de tudo o que será comprado e consumido.

  • Fatores sociais: Estão ligados diretamente aos grupos – formais ou informais – que os clientes estão inseridos e que influenciam, de alguma forma, os seus interesses, suas necessidades e opiniões.

  • Fatores psicológicos: Por incrível que pareça, os fatores psicológicos também servem de influência e por isso merecem atenção. São aspectos mais ligados à personalidade, incluindo memória, motivação, aprendizagem e percepção.

Por que é importante entender o comportamento do cliente?

Entender o comportamento do seu cliente é extremamente importante para traçar metas e colocar as estratégias do seu negócio em prática.

Com um comportamento bem identificado e definido, é possível fazer campanhas de marketing mais assertivas, escolher os canais de atendimento ideais, definir os melhores canais de divulgação, a linguagem utilizada e como oferecer uma experiência positiva.

Em outras palavras, descobrir os fatores que têm influência sobre as decisões do consumidor são cruciais para alcançar o sucesso em diversas frentes do negócio, ajudando a reduzir o caminho que o cliente percorre desde a hora que ele percebeu uma necessidade até a finalização da compra.

4 dicas para entender o comportamento do cliente

Depois de entender o que é o comportamento do cliente e como ele pode ser útil para o seu negócio, confira algumas dicas simples para colocar em prática e apostar nas estratégias corretas daqui para frente!

1. Interaja nas redes sociais

Embora as redes sociais sejam um ótimo canal de divulgação, elas não servem apenas para esse fim. Utilize-as a seu favor e consiga mais informações dos seus clientes através delas. Faça perguntas, peça opiniões, teste diversos tipos de conteúdo, aposte em enquetes e tente criar um laço mais profundo com a sua audiência.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é basicamente a coleta de algumas informações importantes sobre o seu consumidor. Nesse caso, os dados vêm de forma direta e podem ser usados na tomada de decisões e na montagem das estratégias. E o melhor, não gasta muito tempo e nem dinheiro, dá para fazer pessoalmente, online, por telefone ou qualquer outro meio acessível.

3. Teste as sugestões na prática

Não adianta pedir opiniões se você não vai usá-las na prática, certo? Portanto, utilize-as. Talvez não seja possível coletar informações de todos os consumidores, então, vá testando para saber se aquele é ou não um pensamento compartilhado. Assim, além de interagir e se aproximar, você também vai identificar o que de fato há de comum entre os clientes.

4. Abuse das ferramentas online

Atualmente, existem algumas ferramentas que coletam e ajudam a interpretar as informações e os dados deixados pelos clientes. Então, use e abuse de plataformas que ofereçam esse tipo de serviço. O trabalho vai ser muito menor e as chances de acerto crescerão, principalmente porque os hábitos de consumo estão em constante mudanças e isso não pode passar batido.

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One Comment

  1. […] e fique por dentro do que os consumidores precisam. Entender o comportamento dos seus clientes é a melhor forma de atraí-los e atendê-los […]

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