
É muito comum andar pela rua, ir a algum evento ou estar em algum ambiente onde todas as pessoas estão com seus smartphones nas mãos, certo? E, provavelmente, em grande parte dos casos, é através desse dispositivo que elas acessam as lojas online e realizam as suas compras, pelo site ou aplicativo.
Isso é o m-commerce, ou mobile commerce, onde as pessoas utilizam os seus dispositivos móveis – como o tablet ou celular – para comprar produtos. Entretanto, para que a experiência do cliente seja satisfatória ao comprar nessa modalidade, a marca precisa estar ciente e oferecer exatamente o que ela demanda.
Quer saber como fazer isso? Nós selecionamos algumas dicas com estratégias que vão ajudar a melhorar a experiência do cliente da sua loja no m-commerce.
Como melhorar a experiência do cliente no m-commerce?
Como citamos, existem algumas formas de melhorar a experiência do consumidor que utiliza o m-commerce. E essas otimizações devem ser feitas exclusivamente por cada loja. Confira as melhores dicas e deixe o seu cliente ainda mais satisfeito ao comprar os seus produtos!
Um site com layout responsivo não agrada apenas ao cliente, como também conta alguns pontos importantes para garantir um bom ranqueamento nas páginas de busca do Google. Invista em recursos que garantam uma boa navegabilidade, que carreguem facilmente e consigam ser acessados de qualquer celular, sem demandar uma internet com qualidade muito superior.
Lembre-se que o seu site precisa estar otimizado para garantir uma experiência positiva para todos os clientes. E, se for preciso, contrate um profissional qualificado para te ajudar a cumprir esses requisitos.
Como dissemos, para funcionar bem e proporcionar uma boa experiência de compra, o site precisa contar com o layout responsivo e se livrar de tudo que o deixa muito pesado. Ou seja, a melhor alternativa é apostar na simplicidade.
Tenha em mente que a aparência precisa agradar, mas são as funcionalidades que realmente importam no final das contas. Evite qualquer elemento que dificulte o carregamento da página e deixe apenas as ferramentas essenciais para a conclusão da compra.
Dessa forma, o usuário vai conseguir comprar de forma simples, prática e sem estresse.
Normalmente, para finalizar a compra em qualquer loja virtual é preciso preencher um formulário com alguns dados ou fazer um cadastro. Porém, por mais que as telas dos smartphones atuais sejam grandes, não é legal ficar preenchendo vários campos antes de finalizar a compra.
Por isso, não complique! Nesse momento, vá direto ao ponto. Solicite apenas as informações que são essencialmente necessárias e importantes para o seu negócio. Não perca vendas por causa de burocracias desnecessárias.
Embora o número de compradores online venha crescendo nos últimos anos, algumas pessoas ainda ficam receosas ao comprar em lojas virtuais. Geralmente, por medo de cair em fraudes ou golpes. Por isso, confira se o seu site está com uma pegada profissional no m-commerce e se passa segurança aos usuários.
Se puder, destaque certificados de segurança, selos e outros elementos que possam deixar os clientes mais confiantes ao entrar no seu site para comprar.
Infelizmente, nem todas as empresas lembram que existem muitos clientes com algum tipo de deficiência física e que precisam de canais adaptados para eles. Sendo assim, para ir de contra a essa corrente, não esqueça de deixar o seu site o mais acessível possível para que todas as pessoas tenham experiências positivas.
De acordo com o site E-commerce Brasil, alguns dos elementos com os quais as marcas devem ficar atentas são: sugestões visuais, elementos sonoros, touch screen, contrastes, tamanhos das fontes e descrição ativa nos elementos de tela.
Caso a sua loja ainda não tenha aplicativo, você pode começar a pensar em inseri-la em algum marketplace, como a Tutto App. Lá, os seus clientes se sentem mais à vontade para navegar, têm acesso a tudo o que precisa e se conectam aos seus produtos de forma prática.
Já você, enquanto lojista, vai aumentar o número de clientes, hospedará seus produtos em uma plataforma segura e confiável e o melhor: sem pagar taxas fixas. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!