
Para evitar aglomeração e o contágio pela Covid-19, muitos estabelecimentos tiveram que suspender os atendimentos presenciais em 2020. Sendo assim, os consumidores passaram a optar cada vez mais pelo delivery.
Desde então, o que era tendência, virou uma necessidade. Os serviços de entrega não pararam de crescer e vêm facilitando a vida de muita gente.
De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o delivery de comida foi o que mais cresceu nos últimos 12 meses, durante a pandemia.
Segundo o levantamento, em 2019, 30,4% dos entrevistados haviam comprado comida por delivery naquele ano. Em 2021, esse número subiu para 54,8%.
O mesmo estudo aponta ainda que 91% dos entrevistados fizeram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses. Isso mostra que os hábitos estão mudando e, por isso, a tendência é que esses números cresçam ainda mais.
Produtos mais vendidos no delivery
Como dissemos, as comidas estão no topo dos pedidos de delivery e permanecem entre as solicitações que mais cresceram no último ano. Pensando nisso, nós listamos os produtos mais vendidos no delivery do ramo de alimentação.
Confira a lista divulgada pela empresa Consumer que foi elaborada com base nas comidas mais pedidas nos principais marketplaces do Brasil.
Com isso, descubra quais desses alimentos podem fazer parte do seu cardápio, caso você já tenha ou pretenda investir em um delivery de comida!
- Lanches: Além dos tradicionais sanduíches, também entram na lista o amado cachorro-quente, coxinhas, salgados, misto quente, x-tudo, x-salada e outros;
- Hambúrguer: Um pouco mais elaborados do que os lanches, os hambúrgueres também entram na lista, inclusive com opções veganas, artesanais e gourmet;
- Pizza: Essa é a tradicional comida de fim de semana em muitos lares brasileiros e, com certeza, não podia ficar de fora. Provavelmente, a variedade de sabores é um dos fatores que influenciam no sucesso das vendas;
- Comida brasileira: Ela é pedida por quem trabalha fora e também por quem faz home office. Nem sempre as pessoas têm tempo de deixar o almoço ou o jantar pronto. Uma alternativa aos lanches menos saudáveis é um prato bem feito com arroz e feijão;
- Doces e pães: Por ser considerado um serviço essencial, as padarias não fecharam as portas durante a pandemia. Mas para sentir menos o impacto da diminuição dos clientes, algumas adicionaram o serviço delivery e acabou dando certo;
- Açaí e sorvete: Com o clima majoritariamente tropical do Brasil, já fica subentendido o motivo das duas sobremesas também entrarem no ranking;
- Carnes: Essa é uma aposta lucrativa para os restaurantes e agrada bastante aos consumidores, que podem apreciar um bom churrasco sem precisar sair de casa. Além de também aproveitar os serviços de açougue sem ir até lá;
- Comida japonesa: Para quem gosta e não vive sem, o delivery é a forma ideal de comer um japonês em segurança e no conforto de casa;
- Comidas saudáveis: Passou o tempo de que pensar em delivery era automaticamente lembrar de fast food e comidas mais gordurosas. Hoje, com o aumento da busca por produtos saudáveis, os deliverys também se adaptaram para atender a esse público;
- Massas: E para fechar, uma comida rápida e prática de comer e preparar: as massas. Na lista, entram lasanhas, macarronadas, raviolis e várias outras alternativas.
Outras opções de delivery
Apesar de as comidas serem o destaque do delivery, isso não quer dizer que outros produtos também não possam fazer sucesso ao seguir esse modelo de negócio. Há uma quantidade enorme de produtos que podem ser entregues em casa com rapidez e muita facilidade.
Na Tutto App, por exemplo, é possível comercializar produtos de diversas categorias, entre elas: Beleza, Roupas, Papelaria, Saúde, Eletrônicos, Decoração, Casa & Construção e até Bicicletaria. Em um único lugar, os consumidores conseguem encontrar tudo o que precisam e recebem os produtos sem precisar sair de casa.
Para que você possa ter uma ideia da quantidade de produtos que podem ser vendidos por delivery, nós fizemos uma lista com alguns itens para te ajudar a tomar a iniciativa, colocar o seu negócio no mundo digital e começar a vender mais:
- Produtos de hortifruti ou produtos orgânicos;
- Cosméticos;
- Itens de mercearia;
- Papelaria;
- Serviços de gráfica;
- Produtos de farmácia;
- Livros, revistas e jornais;
- Produtos artesanais;
- Pet shops;
- Roupas e calçados.
Com tantos produtos disponíveis nos diversos nichos e mercados que existem, essa lista pode ficar ainda maior. Por isso, não espere que algo aconteça para começar a colocar as melhores ideias em prática.
Não deixe as oportunidades passarem na sua frente sem aproveitá-las!