A importância do bom atendimento na recepção do seu espaço de beleza

Não dá para negar que muitos fatores contribuem para que os clientes tenham uma experiência positiva no seu espaço de beleza, incluindo a qualidade dos serviços ou dos produtos, a localização, o preço, etc. Entretanto, há um fator bem influente: o atendimento!

Mesmo dispondo dos melhores serviços do mundo, se o atendimento na recepção não for bom, dificilmente os usuários voltarão ao local. Nesse caso, você voltaria se fosse o consumidor?

Pensando nisso, neste artigo, nós vamos abordar por que é tão importante focar no bom atendimento e dar algumas dicas para você colocar em prática. Vem conferir!

Por que investir na qualidade do atendimento?

Normalmente, o primeiro contato que o cliente de um espaço de beleza tem é com o (s) funcionário (s) que fica na recepção, seja para fazer o agendamento online à distância, pedir informações ou iniciar o atendimento. E é por isso que, principalmente na recepção, a forma de atender deve ser excelente e de altíssima qualidade.

Entretanto, esse não é o único motivo para caprichar no atendimento, há outros fatores que são totalmente influenciados por ele. E quanto melhor for, maiores são as chances de o seu negócio continuar prosperando e conquistando cada vez mais clientes.

Dentre os principais motivos para ter um bom atendimento na sua recepção estão:

  •  Satisfação do cliente: Por mais que existam outros objetivos por trás, o foco de um bom atendimento desde a recepção é a satisfação do cliente. Afinal, é isso que vai definir se ele voltará ou não a fazer procurar os seus produtos e/ou serviços novamente;
  • Mais credibilidade: Quanto mais segurança, simpatia e conhecimento do negócio o recepcionista conseguir transmitir, mais confiante o cliente se sentirá. Por exemplo: você ficaria em um espaço onde a recepcionista conhece todos os serviços, preços e horários ou no local em que ela responde “não sei” para todas as perguntas?
  • Fidelização: Esse também é um aspecto muito importante, já que, além de captar clientes, é extremamente importante manter os que você já tem. E o atendimento pode ser decisivo para que o usuário permaneça com você;
  • Evita propagandas negativas: Em alguns casos, a famosa “propaganda boca a boca” é bastante eficiente e pode surtir uma série de efeitos (positivos ou negativos). E, vamos combinar, quem é melhor para “vender” uma empresa do que um cliente que utiliza os serviços dela com frequência? Quanto mais satisfeito ele estiver, melhor ele irá falar.

Como fazer um bom atendimento na recepção?

Dependendo da fase em que o negócio está, o dono do estabelecimento não será o responsável pela recepção do cliente. Essa função fica a cargo de um ou mais recepcionistas. Portanto, é necessário ter alguns pontos alinhados com os funcionários, que deverão “vestir” totalmente a “camisa” da empresa.

Nós selecionamos algumas dicas de como fazer o melhor atendimento possível para cativar seus clientes:

1. Contrate pessoas preparadas

O ideal é pensar na qualidade do atendimento antes mesmo de contratar alguém para ocupar o cargo de recepcionista. Escolher pessoas simpáticas, comunicativas e que entendam a importância de tratar todos os clientes da melhor forma é a decisão mais assertiva.

2. Invista em capacitação

Entretanto, apesar das características pessoais e do comportamento serem extremamente importantes, é preciso profissionalizar tais atributos. Há excelentes cursos, palestras e mentorias que valem a pena investir, pois só deixarão os seus colaboradores ainda mais preparados para proporcionar a melhor experiência que um cliente pode ter.

3. Mostre ao cliente que ele é especial

Embora os clientes saibam que existem vários usuários no espaço de beleza, ele gosta de se sentir único e especial. Então, ofereça o que ele quer ter. Saiba identificar cada cliente, monte uma ficha com informações importantes, ofereça ofertas personalizadas e lembre de datas marcantes (como aniversário, por exemplo). Pequenas atitudes contribuem para que a opinião do consumidor seja enorme!

4. Escute o feedback dos consumidores

Mesmo que você ache que o seu espaço de beleza tenha o melhor atendimento do mundo, nunca desista de melhorar ainda mais. E a forma correta de fazer isso é escutando quem mais entende do assunto: o próprio cliente. Demonstre que está interessado na opinião dele e busque formas de incentivá-lo a opinar.

E mais do que ouvir, coloque os feedbacks dele em prática.

5. Ofereça diferentes formas de atendimento

Não é o cliente que deve se adaptar à empresa, é a empresa que deve se adaptar ao cliente. Por isso, ofereça os canais de atendimento onde ele quer ser atendido. Seja presencial, através das redes sociais, por WhatsApp ou através de algum aplicativo.

Com a ajuda da Tutto App, por exemplo, o seu cliente poderá agendar o serviço para o momento mais oportuno para ele. Sem precisar ficar ligando ou indo até o local para descobrir quando poderá ser atendido.

6. Estimule o seu colaborador

Jamais esqueça de motivar o maior responsável pelo atendimento: o seu colaborador. Por mais que ele seja um excelente profissional, alguns fatores podem desestimulá-lo. Sendo assim, encontre formas de mantê-lo motivado, de ser bem recompensado e de sentir que realmente faz parte da empresa.

One Comment

  1. […] O bom atendimento na recepção é extremamente importante e pode ser um fator determinante para que a pessoa volte (ou não!) ao seu negócio de beleza. Por isso, prepare bem os seus colaboradores para que eles atendam os clientes de forma impecável, desde a recepção até o momento do “tchau”. […]

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