Como as marcas podem se beneficiar do mundo metaverso?

Depois que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook passaria a se chamar Meta, a palavra metaverso caiu na “boca do povo” e muitas pessoas já querem saber como ter um espaço reservado nesse novo mundo.

Por ser um assunto atual e ainda não muito claro para todos, as dúvidas sobre o metaverso crescem a cada dia.

Mas não se preocupe! Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o metaverso e descobrir como as marcas podem se beneficiar com essa nova tendência!

O que é o metaverso?

Em linhas gerais, o metaverso é uma espécie de mundo virtual onde as pessoas podem interagir entre si, mas não de “carne e osso”. A proposta é fazer uma imersão, se relacionar por meio de avatares e consumir produtos totalmente digitais da forma mais real possível.

Ou seja, é um local onde muitas coisas da vida real podem ser vividas de forma virtual, algo como uma realidade compartilhada.

Desde que o conceito passou a ser mais explorado, marcas como a Microsoft, Nike, Gucci, Balenciaga e outras já começaram a fazer suas apostas e investimentos para que seus produtos também estejam nos ambientes virtuais.

Como as empresas podem se beneficiar com o metaverso?

Como dissemos, as grandes marcas e empresas, do ramo da tecnologia ou não, já estão apostando suas fichas e se preparando para entrar no metaverso da melhor forma possível.

Mas e as pequenas e médias empresas, como podem se beneficiar? Por enquanto, é difícil dizer exatamente como (e quando) as marcas mais comuns poderão ser inseridas no metaverso.

Entretanto, há algumas formas de começar a se beneficiar dessa tendência desde já. Nós separamos 4 formas de você utilizar recursos dessa nova realidade e se preparar para o universo que ainda está por vir!

  • Mais interação com o público

Um dos principais objetivos do metaverso é promover a interação usando artifícios que unem o mundo físico e o virtual. E isso você pode fazer desde já, mesmo que de uma forma menos realista do que o metaverso promete.

Encontre formas efetivas de interagir com o seu público e permita que ele participe das suas decisões, que se sinta parte da marca. Com as ferramentas disponíveis nas redes sociais, por exemplo, já é possível estimular interações importantes mesmo que vocês estejam em ambientes totalmente diferentes.

Permita que os consumidores tenham acesso aos seus serviços e produtos físicos também no “mundo” digital.

  • Aproveite os recursos que já existem

Há alguns recursos que serão utilizados no metaverso que já existem e podem ser aproveitados desde já. Como o uso de criptomoedas, realidade aumentada, inteligência artificial, as redes sociais, etc.

Por isso, não espere o metaverso acontecer para, só então, começar a pensar no assunto. Utilize os recursos que já estão disponíveis e podem ser utilizados de forma criativa para ampliar o seu negócio.

No mês de novembro, a apresentadora Sabrina Sato anunciou o seu alter ego, uma influenciadora digital chamada Satiko, que só existe no metaverso. A proposta é que o avatar viva experiências diferentes das que são vividas pela apresentadora em sua vida real. É uma nova forma de se comunicar com o público e de garantir um futuro ainda mais amplo.

Claro que projetos assim envolvem um grande investimento, mas você pode utilizar recursos mais baratos ou até gratuitos para ir se familiarizando com o novo mundo.

  • Fique por dentro das tendências

Enquanto o futuro não chega, pesquise, leia e fique por dentro de todas as tendências de varejo, de consumo e de mercado que podem ser aplicadas no seu negócio. Quando você sabe o que está por vir, fica muito mais fácil tomar decisões assertivas para a sua marca e fazer lançamentos de sucesso no momento certo.

E não se limite apenas às tendências do seu tipo de negócio. Sempre analise o mercado como algo amplo e interligado.

O metaverso, por exemplo, acaba despertando muito interesse de empresas do ramo de tecnologia. Mas isso não impediu que marcas como a Nike, a Gucci e até artistas também se interessassem pelo tema.

  • Esteja atento às novas tecnologias

Mesmo que o seu foco seja a loja física, não esqueça de pesquisar sobre os avanços tecnológicos e como eles podem trazer benefícios para o seu negócio. Determinados assuntos podem ser um pouco mais difíceis de entender, mas não há nada que algumas pesquisas na internet não resolvam.

Sua marca ainda não está presente no digital? Que tal começar com o pé direito e se cadastrar na Tutto App? Com ela, você tem muito mais visibilidade e os seus clientes ficam a apenas um clique de distância.

One Comment

  1. […] que a construção do metaverso ainda esteja na fase inicial, as expectativas já estão grandes e os maiores nomes do varejo já […]

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