Conheça as tendências para o varejo em 2022

Embora a evolução da internet tenha contribuído para muitas mudanças no setor de varejo, não há como negar que a pandemia de Covid-19 foi um fator dominante para os impactos e transformações que ocorreram nos últimos dois anos.

Por isso, para se recuperar totalmente e dominar o mercado em 2022, as empresas precisam ficar de olho nas tendências e se adaptar às mudanças que foram (e ainda estão) acontecendo.

Seguindo essa mesma linha de pensamento e baseado em uma pesquisa feita pela rede global KPMG, o site CNN Brasil listou algumas tendências de varejo para este ano. E, a partir desse conteúdo, nós selecionamos 7 delas para você aplicar no seu negócio e aumentar ainda mais as suas vendas em 2022. Confira quais são!

1. Entrega mais rápida

O número de pessoas que passaram a comprar online aumentou, assim como a vontade de ter o produto em casa de forma rápida e segura. E as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade o quanto antes.

Uma das formas de oferecer entregas ágeis é entrando em um marketplace hiperlocal, como é o caso da Tutto App. Nele, o espaço geográfico é limitado e, por isso, os clientes que estão mais próximos do seu negócio conseguem te encontrar com mais facilidade. Dessa forma, as necessidades do consumidor são resolvidas de forma imediata.

2. Os marketplaces devem se expandir

Segundo a pesquisa, os marketplaces e e-commerces devem continuar se expandindo. Entretanto, é preciso que eles foquem em fatores como qualidade, aumento da segurança, prevenção de fraudes e gerenciamento de riscos.

De qualquer forma, caso você queira que o seu negócio tenha mais visibilidade na internet, opte por uma plataforma que seja benéfica tanto para lojistas quanto para os clientes.

Alguns benefícios de destaque na Tutto App e em outras plataformas de qualidade são:

  • Entrega rápida;
  • Compras seguras a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Produtos em mãos com apenas alguns cliques;
  • Suporte contínuo.

3. Investimento em segurança

Infelizmente, o número de golpes online cresce a cada dia e, por excesso de confiança, muitas pessoas acabam sendo vítimas. Com isso, por mais que as plataformas já ofereçam recursos de segurança, é preciso investir mais para que esse tipo de acontecimento não reflita na reputação e nas vendas da empresa.

Mostrar aos clientes que eles podem se sentir seguros na sua loja virtual é uma das melhores formas de apostar no crescimento da sua empresa. Mas não adianta ser algo apenas teórico, os usuários precisam sentir na prática.

4. Cliente em 1º lugar

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que “o cliente tem sempre razão”. Entretanto, mais do que razão, ele precisa ter uma experiência de compra excelente, um atendimento perfeito e o problema resolvido. Quanto mais ele se sentir no centro, mais ele será fiel à sua loja.

Mas isso não acontece de uma hora para outra. É preciso realmente focar no consumidor em todas as etapas dos processos realizados pela empresa. Montar uma persona e saber como agradá-la pode ajudar a alcançar o objetivo principal: garantir que o cliente permaneça com você.

5. Nova concorrência

Inevitavelmente, quanto mais tempo passa, mais empresas surgem e, com isso, a concorrência só aumenta, principalmente no ambiente virtual. Para se destacar, as empresas terão que apresentar diferenciais, buscar inovações e mostrar aos clientes porque ela merece que eles comprem ali.

O site cita que também pode surgir concorrência a partir da “modalidade de venda direta do fabricante para o consumidor final”. Ou, como podemos chamar, o D2C (Sigla de “direct to consumer” ou “direto ao consumidor”, em português). Nesse caso, os produtos saem da indústria para os clientes finais, sem a necessidade de uma empresa intermediária.

6. Junção das lojas físicas e online

Aqui no Blog da Tutto, nós já falamos um pouco sobre a importância da loja virtual mesmo quando o empreendedor já tem uma loja física. Dentre os benefícios estão: vendas 24 horas por dia, alcance maior, mais vendas, mais lucro e menos custos. Entretanto, não é só isso! Os consumidores almejam pelos dois tipos de venda.

Estar presente no físico e no virtual é ter a certeza de que onde o seu cliente estiver, você também estará. É saber que está resolvendo os problemas e atendendo as necessidades.

Por isso, fazer uma integração entre os dois é a decisão mais assertiva.

7. Mais transformações digitais

Embora muitas mudanças e transformações tenham ocorrido no setor de varejo nos últimos anos, ainda há mais para acontecer. Inclusive, a pesquisa diz esperar que os marketplaces ganhem ainda mais espaço, então converse conosco e não espere ainda mais para entrar em um.

Ficar por dentro de todas as novidades e das formas de consumir, de negociar e de investir é o que pode te deixar muito mais à frente da concorrência e mais perto dos consumidores. Tenha em mente que um empreendedor precisa sempre buscar melhorias para o que ele já tem em mãos, e nunca se acomodar.

5 Comments

  1. […] principalmente devido à tecnologia, os cenários têm mudado e evoluído muito rápido. Com isso, novas tendências de varejo – que podem ser aplicadas em pequenos negócios – também vão […]

  2. […] tendência e faz parte do dia a dia das marcas e do consumidor. A entrega rápida está entre essas tendências que parecem ter vindo para […]

  3. […] os anos, novas tendências vão surgindo, novidades aparecem e os clientes encontram outras formas de […]

  4. […] O consumidor quer entrega rápida e nós já havíamos falado sobre isso quando listamos as tendências para o varejo em 2022. […]

  5. […] locais. Sem eles, fica difícil identificar as mudanças no comportamento dos consumidores e as tendências que estão por […]

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