
Embora o crescimento de lojas e prestadores de serviços no meio digital seja visível, muitos empreendedores que possuem uma loja física ainda têm dúvida se vale a pena ou não abrir uma loja virtual. Pensando nisso, selecionamos alguns benefícios que vão te ajudar a definir de uma vez por todas se é ou não a melhor opção!
De acordo com a pesquisa “Além das Fronteiras 2021/2022”, divulgada pela fintech brasileira Ebanx, a América Latina é a “menina dos olhos do e-commerce” e a expectativa é que haja um crescimento de 30% a cada ano até 2025.
Dito isso, é preciso que você, enquanto lojista, siga as tendências e esteja onde o seu público estiver. Caso contrário, o seu comércio ficará para trás! Entretanto, esse não é o único motivo. Continue conosco e descubra por que ter uma loja virtual, mesmo que você faça bastante sucesso apenas com a loja física.
Por que ter uma loja online?
Certamente, há vários motivos que levam uma pessoa a ter uma loja virtual, e a maioria deles são bem positivos. O principal, com certeza, é o aumento das vendas, já que o alcance acaba sendo muito maior.
Além disso, é comum que as tendências de consumo mudem e, quem quiser continuar se destacando, precisa se adaptar a elas.
Outro fator importante é que o empreendedor não tem nada a perder. Claro que será preciso fazer investimentos, mas nenhum tão grande quanto o que foi feito para abrir a sua loja física. Ou seja, não é começar do zero. Ela pode ser definida como a expansão de um negócio que já existe.
6 motivos para ter uma loja virtual
Se você está pensando seriamente em abrir uma loja online, mas ainda não tem certeza se deve ou não apostar nessa modalidade, confira 6 vantagens que uma loja virtual pode trazer para o seu negócio!
Talvez você não tenha parado para pensar, mas na internet o alcance é muito maior do que na sua loja física, mesmo que ela esteja instalada bem no centro de uma cidade super movimentada.
Com uma loja virtual, você terá acesso a clientes de outros bairros, de outras cidades, de outros estados e, se for possível, até mesmo de outro país.
O motivo é simples: a internet não é um espaço geográfico limitado. Hoje, pessoas de todo o mundo conseguem se comunicar facilmente apenas com um smartphone, um computador ou outro dispositivo em mãos.
De modo geral, o aumento nas vendas é uma das consequências do aumento do seu alcance. Ou seja, pessoas que antes não tinham acesso aos seus produtos poderão vê-los e comprá-los virtualmente, sem precisar se deslocar até o seu endereço.
E essas vendas não terão nenhum impacto negativo na sua loja física. Pelo contrário, as vendas serão complementares e, provavelmente, terão um crescimento diário relevante.
É comum que ao ouvir a palavra “expansão” muitos empreendedores pensem em grandes investimentos. Mas para expandir os seus produtos para o virtual não será preciso tanto dinheiro assim.
Os custos para abrir e manter uma loja online são super baixos e nem se comparam aos de montar uma loja física. Não há aluguel, contratação de vários funcionários e nem custos altos de manutenção. É simples, fácil e barato.
Naturalmente, quando os vendedores vão embora e todos saem da loja física, as vendas não acontecem. Em uma loja virtual, a sua presença ou a dos funcionários não impactam as compras feitas pelos clientes.
Todos os dias e a qualquer hora eles poderão entrar no seu site, escolher com calma os produtos que desejam e realizar o pagamento. Pronto! Mesmo dormindo, se divertindo ou de férias, as suas vendas não vão parar.
Como dissemos, o número de pessoas que estão fazendo compras pela internet tem aumentado a cada ano. E a tendência é que ele cresça ainda mais com o passar do tempo.
Muitas pessoas que se encaixam no seu público-alvo com certeza já estão comprando em outras lojas virtuais e você ainda não está lá. Se quiser alcançá-las e não perder para a concorrência, entre no mundo digital também.
Talvez você esteja pensando na dificuldade de gerenciar uma loja física e uma virtual ao mesmo tempo. E se o problema for esse, pode ficar tranquilo! Se você escolher uma boa plataforma, poderá acompanhar facilmente relatórios de vendas, controlar os pedidos, consultar as métricas e ter acesso a outras informações.
E se quiser começar no digital de um jeito muito mais simples, pode apostar em um marketplace como a Tutto App. Nela, as lojas têm mais visibilidade, menos custos e clientes prontos para comprar a um clique de distância!
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