Relatório mostra desempenho do e-commerce no Brasil em 2021

Os números do e-commerce no Brasil continuam positivos de acordo com a 45ª edição do relatório elaborado pela plataforma NielsenIQ Ebit, que foi divulgado em março de 2022.

Além de apresentar crescimento no valor total das vendas, em 2021 o comércio eletrônico também se destacou no que diz respeito ao número de novos consumidores, de gastos médios e de compras via mobile.

Neste artigo, você vai descobrir quais foram os dados mais importantes do e-commerce no Brasil no último ano e como eles podem favorecer o seu negócio. Saiba mais!

Principais dados do e-commerce em 2021

A 45ª edição do Webshoppers realizado pela NielsenIQ Ebit foi divulgada e trouxe com ela uma boa notícia: os dados de 2021 foram bem animadores! O estudo é um dos mais importantes do setor e aponta o cenário do comércio eletrônico atual, auxiliando no desenvolvimento, tendências e estimativas.

crescimento-e-commerce-2021

Segundo a pesquisa, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, e o impulso veio principalmente nos quatro primeiros meses. No total, foram feitos R$ 182,7 bilhões em vendas durante todo o ano. Em 2020, esse valor foi um pouco menor, de R$ 143,6 bilhões.

novos-consumidores-no-e-commerce-em-2021

Outro dado importante apresentado no Webshoppers é a quantidade de novos consumidores. 12,9 milhões de pessoas passaram a comprar no e-commerce em 2021. Dessa forma, o número total de compradores que optam pelo comércio eletrônico saltou para 87,7 milhões.

aplicativos-para-compra-online-em-2021

A pesquisa também apontou que 72% dos entrevistados buscaram sites e aplicativos como alternativa de compras nos últimos 6 meses. E os principais motivos para comprar em apps de delivery de supermercado são: não precisar sair de casa (69%), promoções especiais (55%), economia de tempo (45%), entrega rápida (38%) e facilidade ao utilizar (29%).

No que diz respeito ao ticket médio (ou seja, o valor médio gasto nos pedidos feitos nos e-commerces), os números também foram positivos. Os novos consumidores gastaram, em média, R$ 454. Já os antigos ficaram em R$ 441. No geral, o valor não ficou muito diferente, foi para R$ 443, um aumento de 5% em relação ao ticket médio registrado em 2020.

E no quesito “categorias”, a que mais se destacou foi a de “alimentos e bebidas”. Houve um crescimento expressivo de 107% quando os pedidos feitos nos dois anos foram comparados. Inclusive, no total, 239,6 milhões de pedidos foram feitos por dispositivos móveis. Ou seja, 59% dos pedidos do ano foram via mobile.

Por que os dados são tão importantes?

Nem todos os empreendedores levam em consideração, mas os dados coletados em estudos e pesquisas são extremamente importantes para o desenvolvimento do e-commerce e dos negócios locais. Sem eles, fica difícil identificar as mudanças no comportamento dos consumidores e as tendências que estão por vir.

Por exemplo, suponhamos que você tem uma loja física e está começando a montar uma loja virtual. Dias antes, você leu o relatório feito pela NielsenIQ Ebit e soube que a maioria dos pedidos são feitos por dispositivos móveis. Dessa forma, saberá que precisa fazer um site totalmente otimizado para aparelhos que se enquadram na categoria.

Outro exemplo bem prático que pode ser citado é relacionado às pessoas que ainda estão pensando em empreender e têm dúvida sobre o ramo de atuação. Os dados mostraram que a busca por produtos da categoria “alimentos e bebidas” aumentou. Então, esse pode ser um setor promissor para novos negócios e que vale a pena investir.

Com dois exemplos simples, já dá para perceber que as informações coletadas são de extrema importância e podem fazer toda a diferença nos pequenos e grandes negócios. Até porque, o cenário da pesquisa é bem abrangente e os dados analisados são atuais.

O mundo muda a todo momento e a forma de consumir também. Muitas coisas que eram sucesso há dois anos, hoje não fazem mais sentido. E você precisa estar por dentro de informações atuais que te ajudem a se adaptar e oferecer exatamente o que os consumidores precisam.

O ideal é saber usar as pesquisas e as informações que elas trazem a favor do seu negócio. Não dá para prever o futuro, mas é possível se preparar e entender qual é o melhor caminho a seguir.

Por fim, se quiser estar sempre à frente da concorrência, confira os conteúdos disponíveis no Tutto Blog e saiba como transformar o seu negócio!

2 Comments

  1. […] O Webshoppers da NielsenIQ Ebit também trouxe outros dados muito interessantes sobre o desempenho do e-commerce no Brasil em 2021. […]

  2. […] dados extremamente relevantes sobre o andamento do comércio eletrônico no Brasil. Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 27%, foram cerca de R$ 182,7 bilhões em vendas durante todo o ano. Já em 2020, o valor foi de R$ […]

Deixe uma resposta para Maiores de 50 anos foram as que mais compraram online em 2021 – Tutto AppCancelar resposta

about avada business
Team Discussion

Integer euismod lacus magna uisque curd metus luctus vitae pharet auctor mattis semat.

2025
Business Conference
15-18 December

New York City